quinta-feira, 19 de abril de 2018

Redes Socias para melhorar seu negócio


Redes Sociais: A sua empresa precisa fazer parte dessa conversa
Mais do que uma simples tendência, se bem utilizadas, as redes sociais podem fazer toda a diferença na estratégia de marketing da sua empresa.

As redes sociais são ferramentas cada vez mais populares e um fenômeno tão forte que não pode passar despercebido quando o assunto é comunicação empresarial. Para o mundo dos negócios, a sua utilização – quando bem feita – pode trazer inúmeros benefícios. Além de agilizar os processos de negócios (por meio da divulgação de promoções, por exemplo), são um excelente instrumento de relacionamento, possibilitando uma conversa direta entre as marcas e seus consumidores. Uma pesquisa realizada pela consultoria norte-americana AltimerGroup em 2011 , com cem grandes empresas, mostrou que empreendimentos que investiram em mídias sociais apresentaram melhores resultados e mais receitas. Em média, cresceram 18% em um ano aqueles que fizeram investimento nesse tipo de comunicação , enquanto os que investiram pouco tiveram queda de 6%, em média.

O Twitter, uma das maiores redes sociais do mundo, chegou à marca de 10 bilhões de mensagens em quatro anos. Segundo estudo do site especializado Brand Republic, 20% destas mensagens contêm referências a produtos, serviços e marcas. Outra pesquisa – realizada pela consultora Sysomos – demonstrou que os Estados Unidos representam 50% dos usuários e o Brasil, em segundo lugar, 8,8%. Já o Facebook, com 500 milhões de usuários (70% fora dos EUA), cresceu oito vezes no Brasil em 2011 (8 milhões). Diante desse panorama, resta entender como a sua empresa pode fazer a melhor utilização das plataformas sociais, de acordo com o seu perfil e as suas necessidades.

Para começar, conheça algumas regras básicas para o uso eficiente das redes sociais:
Planejamento: escolha uma área (as que geralmente costumam tomar conta deste processo são as áreas de marketing, comunicação ou RP) para coordenar e liderar estratégias. Envolva outras áreas também (RH, jurídico, TI etc.) para que todos compreendam sua importância para os negócios.

Atualizações: mantenha o conteúdo das suas redes sempre atualizado, mas também não abuse. Descubra a melhor estratégia para seu negócio, mas mantenha uma frequência mínima de atualizações. Esta dinâmica e velocidade são características das redes sociais e a desatualização pode gerar uma sensação de pouca habilidade ou de desleixo por parte da empresa.

Transparência: prepare-se para agir com transparência e oferecer soluções ágeis e rápidas. Elabore políticas para funcionários atuarem com responsabilidade.
Monitore: ouça seu público e monitore o que falam da sua empresa na rede. Prepare porta-vozes para responderem em nome da empresa. Evite deixar as pessoas sem resposta, afinal, você agora faz parte de uma conversa.

Networking: busque perfis relevantes, principalmente influenciadores, e crie um bom relacionamento com eles. A ideia é que eles passem a falar da sua marca de forma espontânea e natural, mas você também pode desenvolver ações planejadas (e pagas) com alguns deles.

Saiba mais sobre a comunicação em redes sociais
Em que redes a sua empresa precisa estar? Conheça as principais:
Blog Corporativo: diferente do que pode ocorrer com um website, a opção por um blog corporativo oferece aos clientes a oportunidade de comentar as ações tomadas por sua empresa. Os comentários neles citados – positivos ou negativos –são uma informação valiosa. Busque ter uma identidade: escolha um tema em que sua empresa é especializada, atualize-o constantemente com conteúdo relevante e exclusivo e estimule a interatividade.

Twitter: pode ajudar também no contato com clientes e na divulgação da marca e produtos, mas o espaço é pequeno – são apenas 140 caracteres –, por isso use-o de forma inteligente e estratégica. Não bombardeie seus seguidores com postagens excessivas. A melhor maneira para ganhar seguidores é gerar conteúdo de qualidade, exclusivo, e, é claro, interagir.

Resultado de imagem para tenha sua fanpage
Facebook: é possível postar links, fazer upload de fotos e vídeos, enviar perguntas, comentários e fazer promoções. Misturar todo o tipo de conteúdo faz sua página ficar mais interessante. Personalize-a com informações gerais sobre sua empresa, permita interação e publicação de fãs no seu mural e, principalmente, atualize com frequência, mas sem excessos. Lembre-se de que as empresas devem abrir páginas oficiais (fan pages), não perfis pessoais. Estas páginas oferecem uma série de alternativas de configuração, que poderão ajudar e muito no processo de divulgação de sua empresa. Mais uma vez, aqui, vale a regra de ouro: a qualidade do conteúdo é fundamental.


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